quarta-feira, 6 de abril de 2011

O texto que se segue é da responsabilidade dos seus autores

«Fomos ao teatro
  Os Maias: episódios da vida romântica

No dia 13 de Janeiro, os alunos da Escola Secundária de Vila Verde assistiram, na Escola Professional Amar Terra Verde, à dramatização de Os Maias, obra ímpar de Eça de Queirós, pela companhia “Há Cultura”. Foi uma boa dramatização, que focou o essencial da obra de uma forma cómica.
            Efectivamente, nesta dramatização recriou-se o essencial da obra e isso apesar dos poucos meios de que dispunham, como o reduzido número de actores e de adereços. Foram disso exemplo a interpretação de várias personagens, nomeadamente João da Ega, Gouvarinho e Dâmaso, por um só actor, bem como a utilização de um único cenário para recriar vários espaços.
            Refira-se ainda que a comicidade decorrente da caracterização das personagens e da interacção com o público foi imensa. Tal foi visível no Dâmaso, que estava sempre a dizer “chique a valer”, e que, a dada altura, “agarrou” uma docente como se ela fosse uma personagem.
            Em suma, esta dramatização foi, por um lado, muito cativante devido à comicidade da encenação e, por outro lado, houve uma boa adaptação, pois quem não leu o romance de Eça de Queirós ficou a conhecer o mais importante da obra.»

Ana Filipa Gonçalves, Nº3, 11ºD
Ana Maria Araújo, Nº6, 11ºD
Cláudia Rodrigues, Nº10, 11ºD
Jessica Vieira, Nº14, 11ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário